top of page

A fotografia Artística

minha visão, uma proposta.


Do registro à impressão e intervenção física e produção de uma obra de arte única.


Passaram-se vários anos desde que lancei meus treinamentos em cinefotografia no Brasil em 2009, e cada vez mais apaixonado com o poder da imagem decidi retornar a base de minha origem artística Integrando a produção de uma obra a partir da fotografia integrada à possibilidade de intervenção.


Assim, criar um quadro que seja único sempre me seduziu e me levanta a questão do valor artístico atribuído a obra em si. Pensei em denominar esta fotografia interventiva de fotografia artística, esta que é livre de preconceitos técnicos e que expressa seus códigos a partir da realidade do registro, e inclusões sejam de ordem digital ou manual na obra.


Podemos por uma parte ter dois produtos fundamentais:

Um digital e outro impresso. o primeiro não aceita a intervenção manual pela sua própria natureza digital entretanto já possui em função dos avanços técnicos artísticos uma série de possibilidades de manipulação da imagem produzida.


No segundo ainda teremos uma um passo importante ao reproduzir em papel dos mais diversos tipos um registro e nele inserir qualquer tipo de intervenção artística teremos uma outra única que por sua natureza não terá cópias ou reproduções exatas como no caso do registro digital ( mesmo este manipulado).


Defino por fotografia artística o segmento artístico da construção fotográfica livre e poética. Não se fundamenta unicamente nos elementos da realidade, do registrado pelo sensor da câmera, mas a sua manipulação posterior, promovendo assim o toque pessoal da visão do artista.


Com esta visão me coloco livre para Expressar o meu próprio seu mundo interior através da fotografia e ultrapassando os seus próprios limites intervindo com técnicas digitais e manuais diretamente na impressão canvas.


Dito desta forma parece ser uma tarefa simples e corriqueira, afinal todos já temos acesso a ferramentas de edição e manipulação da imagem. O que não é ensino ou oferecido, é a nossa capacidade de produzir arte. Neste quesito é que desejo apostar minhas fichas como incentivador da construção artística.


Há muitas maneiras de expressar uma ideia através de imagens. Pessoalmente trânsito com desenvoltura entre a fotografia, o audiovisual e a poesia. Este transcurso me auxilia na melhor maneira de comunicar a minha visão do que vejo e sinto.


Seja no registro de pessoas ou mesmo ambientes que farão parte de sua composição artística, penso ser essencial partir de um conceito básico e à medida que for avançando o processo de construção incluindo e definindo cada elemento, clima, intensidade dramática da obra.


Gostaria assim atrair pessoas apaixonadas em produzir arte através do substrato fotografia. E desejo que você também venha a se apaixonar neste caminho. Você aprenderá como dirigir os modelos em uma sessão para fazer fotografias conceituais baseadas em seu mundo interior. Ao explorar e fundir as pessoas na frente e atrás das lentes, você poderá tirar fotografias que refletem suas emoções.


Para excluir ou editar uma imagem ou vídeo existente em cada post, clique no item de mídia. Uma barra de ferramentas aparecerá onde você poderá personalizar o tamanho e o layout de seus elementos visuais.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page