top of page

A fotografia é um estilo de Arte?

Por Eden Gallery, Posted Jul 07, 2021 ,

In Photography, Art Blog


Em menos de cem anos, a fotografia se tornou parte de quase todos os elementos de nossas vidas. Quase todos têm uma câmera em seu celular e as fotos são tiradas o dia todo, todos os dias. Estamos constantemente vendo imagens fotográficas em nossos dispositivos eletrônicos, na mídia impressa e na publicidade.




Desde que a fotografia se tornou tão difundida e diversificada, é difícil restringir exatamente o que é fotografia e se ela ainda é uma forma de arte. Este artigo explorará como a fotografia ganhou destaque e agora é amplamente utilizada tanto na vida cotidiana quanto no mundo das belas artes.



A Definição de Fotografia


Uma definição simples de fotografia é que é o processo de capturar a luz com um dispositivo conhecido como uma câmera e criar uma imagem. Essa câmera pode vir em várias formas numa interpretação moderna, incluindo câmeras de celular, câmeras digitais e câmeras analógicas tradicionais.




Qual é o propósito da fotografia?


A fotografia pode servir a muitos propósitos e ter muitas facetas. A fotografia pode contar uma história, pode captar um momento no tempo, pode documentar, e pode ser arte. Há muitos usos técnicos para a fotografia, bem como sociais e criativos. Como usamos e interagimos com a fotografia é altamente pessoal e será diferente de uma pessoa para a outra.



A Fotografia é uma Arte?


A fotografia pode ser uma forma de arte, mas nem todas as fotografias são criadas para serem obras de arte ou como formas de expressão artística. Levou tempo para que a fotografia fosse verdadeiramente reconhecida como uma forma de arte válida. Entretanto, nos dias de hoje, muitos museus de arte e galerias de arte agora exibem obras de arte fotográficas.

Fotógrafos como Ansel Adams, Herve Lewis, Dorothea Lang, SN, Man Ray, Jonas Leriche, Irving Penn, e muitos outros são artistas renomados e reconhecidos.


Entretanto, com a prevalência das fotos disponíveis agora, o debate sobre se a fotografia é realmente arte foi reacendido.


David Lachapelle


A Fotografia é uma Arte Visual?


Como um meio relativamente novo, a fotografia não é uma das sete formas tradicionais de arte, mas está incluída na definição mais ampla das artes visuais. Dentro das artes visuais, a fotografia pode ser categorizada como Fine Arte ou arte comercial. Muitos artistas, como Annie Lebovitz, trabalham tanto no mundo das belas artes como no da arte comercial.



O que é Fotografia artística?


Fotografia artística são fotografias que foram criadas para serem vistas como obras de arte. Elas foram desenvolvidas especialmente para expressão criativa, não para um resumo comercial. São raras e colecionáveis e podem ser exibidas como outras formas de obras de arte.


A Fotografia artística difere de outras formas de fotografia que servem a propósitos educacionais, documentais ou comerciais, tais como a venda de produtos ou a documentação de provas ou processos.


Exemplos de fotografia não artística podem incluir anúncios, fotos de passaporte, provas fotográficas, fotografias de notícias, etc. A fotografia pessoal, como selos, retratos cotidianos e fotos de família, também não são consideradas arte fotográfica.


No entanto, o retrato ainda pode figurar na fotografia de belas-artes. Algumas galerias são até especializadas neste tipo de fotografia de belas artes, tais como a National Portrait Gallery de Londres.



Há outros casos em que a linha entre a fotografia comercial e a de belas-artes se torna borrada. Por exemplo, a fotografia de moda é criada com um propósito comercial e breve, mesmo que o artista tenha um reinado livre criativamente. Muitos exemplos de obras de arte da fotografia de moda podem ter sido usados primeiramente em um ambiente comercial, como uma revista de moda, mas agora se tornaram colecionáveis.


Artistas que criaram fotografia comercial, tais como Herb Ritts, Helmut Newton e Richard Avedon, aparecem regularmente em listas de leilão vendendo a preços de Fine art.


Definição de Arte Fotográfica

A definição de fotografia artística, também conhecida como fotografia fine art', é uma obra de arte fotográfica que é criada de acordo com a visão do artista. As obras de arte utilizam a fotografia como o meio escolhido pelo artista para a expressão criativa. A fotografia fine art tem como objetivo expressar uma idéia criativa, mensagem ou emoção única para o artista.




Os Elementos da Arte na Fotografia


A fotografia utiliza os mesmos elementos e princípios essenciais que outras formas de arte visual como a pintura e a escultura. Os elementos comuns da arte vistos na fotografia incluem:


  • Linha

  • Forma

  • Formulário

  • Textura

  • Balanço

  • Equilíbrio assimétrico

  • Cor

  • Tamanho

  • Profundidade

  • Luz

  • Espaço positivo

  • Espaço negativo


Movimentos Fotográficos de Arte

A fotografia desempenhou um papel significativo nos movimentos de arte moderna e contemporânea que ocorreram após a invenção da fotografia.



Toni Martin - fotocoomposição


Fotografias e fotógrafos foram importantes contribuintes para movimentos artísticos como Futurismo, Arte Pop, Arte Feminista, e outras escolas de arte. No entanto, alguns movimentos artísticos e estilos de fotografia duradouros enfocam fortemente a fotografia como um meio primário. Estes incluem:


Construtivismo

Bauhaus

Estética de Instantâneos

A Geração de Fotos

Fotografia Direta

Fotografia de rua

Fotorealismo

Pictorialismo

Fotojornalismo

Fotografia de Moda

Fotografia documental

Escola de Dusseldorf

Surrealismo

Dadaismo

Fotografia abstrata

Pós-modernismo


Como a Fotografia Começou


A fotografia foi criada em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce, que tirou a primeira fotografia - uma foto de seu jardim de sua janela. Nicéphore Niépce foi um inventor, não um artista, e ele criou o processo científico necessário para tirar fotografias. Nesta fase inicial, suas intenções não eram as de fazer arte.


Uma vez a tecnologia para criar fotografias foi entendida, outros inventores e artistas experimentaram e alcançaram outros avanços fotográficos.


Em 1837, Louis Daguerre, pintor francês, fez o processo Daguerreótipo que produziu fotografias mais claras e nítidas.


Tanto Daguerre quanto Nicéphore Niépce utilizavam placas metálicas em seus processos fotográficos. Tudo isso mudou quando o cientista Fox Talbot desenvolveu uma nova maneira de criar fotos chamada Processo Calotype, que utilizava papel fotográfico sensível à luz. As fotografias criadas utilizando este processo eram chamadas de calótipos.


Os papéis do filme não seriam criados até 1888, quando George Eastman e Henry A. Strong estrearam a Eastman Kodak. O papel do filme revolucionou a fotografia e a tornou muito mais acessível para que pessoas comuns ou artistas aprendessem e perseguissem.


A fotografia fine art ou artística tornou-se mais proeminente após a invenção do rolo de filme. O movimento da fotografia de arte começou na Inglaterra e nos Estados Unidos no final do século 19 e continuou até o início do século 20. Os pioneiros da fotografia de arte promoveram várias abordagens estéticas.


Os primeiros fotógrafos artísticos incluíram John Edwin Mayall, Julia Margaret Cameron, Charles Lutwidge Dodgson, Oscar Gustave Rejlander, Holland Day, Alfred Stieglitz, Edward Steichen, etc.


Stieglitz foi um notável fotógrafo da fotografia artística que introduziu a fotografia nas coleções do museu pela primeira vez.


Muitos outros desenvolvimentos na fotografia ocorreram ao longo do século seguinte, e os anos 50 criaram os primeiros desenvolvimentos da fotografia digital.


Como a Fotografia Mudou a Arte

À medida que a fotografia se tornou mais difundida, ela se tornou uma forma de arte por direito próprio, mas também mudou o papel de outras formas de arte, particularmente o desenho e a pintura.


Uma fotografia podia capturar uma representação mais precisa de uma pessoa, cena, ou momento. A fotografia rapidamente substituiu muitas formas de arte comercial que antes tinham sido dominadas pelo desenho ou ilustração.


A fotografia substituiu amplamente os desenhos em fotos de jornais, publicidade, fotos de livros de texto, retratos, e muito mais.


De muitas maneiras, a fotografia democratizou a arte e a tornou mais acessível, portátil e mais barata. Obras de arte como retratos pintados antes só estavam disponíveis para as classes altas e colecionadores de arte ricos, mas uma imagem fotográfica era muito mais acessível e mais fácil de produzir.


Após a invenção da fotografia, os retratos deixaram de ser limitados aos privilegiados e abastados. Isto levou a uma oposição precoce contra a fotografia. Os críticos das classes altas da sociedade se opuseram à inclusão da fotografia como uma forma de arte porque achavam que ela barateava a arte e a tornava muito acessível.


À medida que a fotografia tomou o domínio do realismo na arte, ela permitiu que pintores e escultores explorassem níveis crescentes de abstração. Os artistas se afastaram da factualidade e de temas fixos e começaram a explorar idéias, sonhos, o subconsciente e sua intuição.


Não havia mais a necessidade real de os artistas trabalharem intensamente para desenhar ou pintar obras de arte que retratassem e gravassem de forma realista pessoas, lugares ou coisas. Ao invés disso, um fotógrafo podia documentar estas cenas e objetos rapidamente e com facilidade.


Durante grande parte do início do século 20, os pintores se afastaram completamente do realismo. Este movimento foi sem dúvida iniciado como uma reação ao crescimento da fotografia e à mudança do papel de outras formas de arte.


Os pintores influentes não estavam mais preocupados principalmente em criar uma ilusão da realidade. Esta tendência durou quase cem anos após a invenção da fotografia, desde o movimento impressionista no final do século XIX até o movimento Pop Art nos anos 50 e 60.


Fotografia de escultura pop art


Os artistas da Pop Art começaram a incorporar a fotografia com outros meios, como pintura e meios mistos, e foram seguidos pelo movimento hiperrealista dos anos 70, onde muitos pintores voltaram ao realismo.


A Fotografia Digital é arte?


Assim como nem toda fotografia é arte, nem toda fotografia digital é arte. Muitos dos primeiros artistas fotográficos desenvolveram estilos de assinatura através de suas técnicas de desenvolvimento de fotos analógicas.


Esses métodos e técnicas são removidos da fotografia digital, mas os artistas digitais aprenderam e desenvolveram novas habilidades em seu lugar. Os artistas e fotógrafos digitais podem criar arte que é original e única.


Definimos a arte como algo apreciado principalmente por seu valor estético visual ou pelo impacto emocional que ela tem sobre um observador. Uma fotografia digital de uma festa de família não é arte neste sentido, mas a fotografia digital pode criar arte plástica. Como um fotógrafo digital opta por capturar um estado de espírito ou uma cena mostra sua visão artística.


Mesmo com técnicas de fotografia digital e tratamentos de pós-produção, um artista digital usa todos os elementos de arte, como linha, forma, luz, profundidade, etc.


Famosos fotógrafos digitais incluem Annie Leibovitz, Andreas Gursky, Shirin Neshat, Jonas Leriche, David La Chapelle, e muitos outros artistas talentosos.


Apreciando a Arte Fotográfica


Muitos colecionadores gostam de exibir e comprar arte fotográfica. Você pode comprar fotografias originais únicas ou encontrar edições limitadas onde pequenas quantidades de obras de arte são criadas. A fotografia também é predominante na crescente indústria de coleta e investimento de arte criptográfica.









12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page